Mecanismo de ação da Sibutramina
Atualmente, o medicamento pertencente a esta classe mais utilizado é a SIBUTRAMINA, este faz parte da lista de medicamentos pertencentes a PORTARIA 344/2008, e consta na relação da lista B2 (Psicotrópicos Anorexígenos).
De acordo com essa portaria, os medicamentos pertencentes a esta lista só podem ser aviados(Dispensados) mediante a Notificação de receita B2 (AZUL) acompanhado do Termo de Responsabilidade do Prescritor que deve ser preenchidos em 3 vias de acordo com a RDC 50/2007 e deverão ser devidamente assinados pelo paciente, comprovando assim de que o mesmo recebeu as devidas orientações. As vias preenchidas deverão ter os seguintes destinos:
I. Arquivada no Prontuário do Paciente;
II. Arquivada na farmácia ou drogaria dispensadora;
III. Em, poder do paciente.
II. Arquivada na farmácia ou drogaria dispensadora;
III. Em, poder do paciente.
Além disso, a quantidade que poderá ser dispensada será a equivalente a um mês de tratamento, este tempo também corresponde ao período de validade da prescrição que se inicia a partir de sua data de emissão. As prescrições contendo Anorexígenos, tais como a Sibutramina, só poderão ser aceitas dentro da própria unidade federativa a qual forem emitidas, ou seja, somente no estado emitente. A Sibutramina possui uma Dose Diária Recomendada (DDR) de 15mg/dia, logo é vedada a dispensação de doses acima do recomendado.
Notificação de receita B2 (AZUL)
Fontes:
https://www.lume.ufrgs.br/…/hand…/10183/70117/000821945.pdf…
http://www.treinomestre.com.br/sibutramina-o-que-e-como-to…/
http://farmaceuticodigital.com/…/orientacoes-para-dispensac…
RDC 58/2007
RDC 50/2014
PORTARIA 344/2008
PORTARIA 344/2008